English Version
     > Home > Quem somos > Mensagem dos Presidentes > Presidente Filial RJ

Gustavo Brigagão
Presidente da Filial Rio de Janeiro

Em 29 de março de 2018, Gustavo Brigagão foi reeleito Presidente da Filial Rio de Janeiro da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil – BRITCHAM, através da Assembleia Geral Ordinária.

A presidência da Britcham no Rio de Janeiro é função cujo exercício me traz muito prazer e orgulho, não só pelo relevante papel que essa instituição vem exercendo nos últimos cem anos, no cenário nacional, como também pela oportunidade que me oferece de me relacionar com tantos e tão valiosos colegas e colaboradores.

O ano de 2017 mostrou-se especial, não apenas pela qualidade dos eventos organizados pela nossa instituição, por vezes em proveitosas parcerias com outras Câmaras e Federações, como também pelo inicio da implementação de reformas em âmbito nacional, cujo objetivo é o de fazer com que o país retorne à rota do crescimento. São exemplos dessa iniciativa as reformas trabalhista, previdenciária e tributária, essas duas últimas ainda em fase de discussão no Congresso Nacional.

Ainda nesse contexto, em 2017, o Brasil formalizou pedido de adesão à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), pleito que contou com pleno apoio do Reino Unido.

Conforme constantemente afirmado no 71º Congresso da International Fiscal Association (IFA) de 2017 (evento realizado em agosto, no Rio de Janeiro, que tive a honra de presidir), a reforma fiscal é um dos passos mais relevantes para que o país conclua com sucesso o processo de adesão à OCDE, unindo-se, dessa forma, às economias de mercado mais desenvolvidas do planeta.

Soma-se a esse cenário a saída do Reino Unido da União Européia (Brexit), que promete estreitar, ainda mais, os seus laços comerciais e culturais com nações parceiras como o Brasil, criando, assim, oportunidades de novos negócios e empreendimentos mútuos.

Há, ainda, a expectativa de que os próximos anos sejam marcados por novas oportunidades em áreas como tecnologia e infraestrutura. De fato, o país objetiva ampliar e diversificar sua matriz energética, dando ensejo a novas relações comerciais internacionais.

Portanto, não faltam motivos para que nos mantenhamos muito otimistas em relação aos anos vindouros. E a Britcham, ponte que une comercialmente o Brasil e o Reino Unido, seguirá forte na sua missão de aprimorar os laços comerciais, culturais e de amizade, que sempre nortearam as suas relações.