English Version
     > Home > Britcham News

Confiança das empresas na segurança de dados na nuvem é a menor já registrada

Com 50% das grandes organizações optando por serviços de nuvem “de consumo”, é alto o risco de quebra de segurança

A segurança da informação e a confiança em serviços baseados em nuvem são preocupações crescentes para os tomadores de decisão de TI nas grandes organizações, de acordo com novo estudo realizado da BT em âmbito internacional.

Setenta por cento de todos os entrevistados – e 76% dos brasileiros – já adotam soluções de armazenamento na nuvem e aplicações web em seus negócios, mas a confiança deles na segurança da nuvem nunca foi tão baixa.

E apesar disso, 50% dos entrevistados (53% no Brasil) declararam adotar os serviços de nuvem criados para o mercado de massa, e não aqueles projetados especificamente para o setor corporativo.

O novo estudo aborda as atitudes de executivos de TI em 11 países/regiões de todo o mundo em relação aos serviços de nuvem, assim como a utilização que vêm fazendo desses serviços.

A pesquisa revela que três quartos dos profissionais que tomam decisões na área de TI (76% globalmente, contra 78% no Brasil) alegam que a segurança é a sua principal preocupação quanto à utilização de serviços baseados em nuvem. Globalmente, metade dos entrevistados (49%, contra 60% no Brasil) disseram estar "muito ou extremamente preocupados” com relação à segurança desses serviços – um índice 10% superior ao da pesquisa realizada em 2012.

Quanto a preferir as soluções de nuvem voltadas ao consumidor àquelas criadas para as empresas, 48% dos entrevistados (62% no Brasil) revelaram a impressão de que serviços e aplicações baseadas em nuvem para o mercado corporativo são muito caras. E 44% deles (50% no Brasil) acreditam que as aplicações e os serviços de nuvem para o mercado de massa são tão eficazes quanto aqueles projetados especificamente para os usuários corporativos.

Para mais da metade (54%) dos tomadores de decisão de TI – contra 42% no Brasil – confiar em fornecedores também é uma preocupação. No total, 41% dos ouvidos pelo estudo têm a impressão de que todos os serviços de nuvem são naturalmente inseguros (comparação com 60% no Brasil). E 26% dos entrevistados em nível mundial (contra 37% no Brasil) disseram já haver experimentado um incidente de violação de dados em que o provedor de serviços de nuvem foi parcialmente culpado.

"A adoção de serviços de nuvem tem aumentado rapidamente em todo o mundo. As organizações estão buscando colher os inúmeros benefícios que esses serviços podem oferecer, tais como escalabilidade, rápida implementação e acesso à rede a partir de qualquer lugar. A pesquisa revela um paradoxo interessante: de um lado, os tomadores de decisão estão preocupados com as consequências do uso de serviços  públicos de nuvem para a segurança; entretanto, suas decisões de compra parecem estar decisivamente influenciadas pela percepção de custos no curto prazo. Convidamos esses executivos a ponderar os custos e os danos à reputação de sua marca causados por uma falha de segurança em nuvem", diz Javier Semerene, vice- presidente da BT Global Services para a América Latina.

Ele acrescenta que “os aplicativos e serviços em nuvem criados para o mercado corporativo são projetados para que as empresas se beneficiem das possibilidades da nuvem e possam, ao mesmo tempo, diminuir substancialmente seus riscos. Por exemplo, nosso portfólio BT Cloud Compute oferece serviços de armazenamento de dados com segurança; e nosso portfólio BT Assure fornece soluções de segurança e gerenciamento de rede via nuvem. E isso pode resultar em economias expressivas.

Eu sugiro às organizações que realizem uma cuidadosa análise de risco antes de optar por serviços de nuvem feitos para o mercado de massa. Cada empresa tem um apetite diferente para o risco, e isso deve ser levado em consideração em uma decisão de compra. Nossos especialistas em segurança podem ajudar as organizações a fazer uma avaliação correta, com a solução ideal para seus limites de risco, e entregar um grande desempenho, quaisquer que sejam suas necessidades", conclui.

Nota aos editores:
Os serviços da linha BT Cloud Compute estão disponíveis em mais de 20 países na Europa, Américas, Oriente Médio, África e Ásia-Pacífico. Clique aqui para mais informações.
O portfólio da BT Assure de serviços de segurança está disponível globalmente, contando com especialistas de serviços profissionais altamente capacitados. Clique aqui para mais informações.

Sobre a pesquisa
A pesquisa foi concluída pela Vanson Bourne para a BT em julho de 2014. Foram realizadas entrevistas com mais de 640 tomadores de decisão de TI de médias e grandes organizações (com mais de mil colaboradores) em 11 países/regiões – África do Sul, Alemanha, Austrália, Brasil, Espanha, Estados Unidos, França, Hong Kong, Oriente Médio, Reino Unido e Cingapura –, abrangendo áreas como finanças, varejo e entidades governamentais.

Sobre a BT 
A BT é uma das líderes mundiais no fornecimento de soluções e serviços de telecomunicações, operando em 170 países. Entre suas principais atividades se destacam serviços de TI em rede, serviços de telecomunicações locais, nacionais e internacionais para seus clientes para uso doméstico, no trabalho e em deslocamento; produtos e serviços de banda larga, televisão e Internet de alto valor agregado e produtos e serviços de convergência fixo/móvel. A BT tem cinco principais linhas de negócio: BT Global Services, BT Business, BT Consumer, BT Wholesale e BT Openreach.  

Durante o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 o volume de negócios do BT Group foi de £ 18,287 bilhões, com lucro antes de impostos de £ 2,312 bilhões. 

A British Telecommunications plc. (BT) é uma subsidiária integral do BT Group e engloba praticamente todos os negócios e ativos do BT Group. O BT Group está listado nas bolsas de valores de Londres e Nova York.

Para mais informações, visite o site www.btplc.com  

BT Security
A BT Security utiliza a experiência de 70 anos da BT no trabalho com organizações de todo o mundo e de todos os setores para que se antecipem a possíveis ameaças, reduzindo a incerteza e complexidade que caracterizam as questões de segurança. Nós oferecemos recursos fim-a-fim, capazes de contribuir para que as organizações consigam aprimorar seus níveis de segurança em um momento em que os orçamentos frequentemente não acompanham o ritmo de evolução das ameaças.

A sofisticação das nossas operações de segurança resulta da análise de ativos, processos e comportamento das pessoas, e da combinação desses fatores com dados de inteligência sobre a rede e ameaças, para que nossos clientes se mantenham à frente dos riscos à sua segurança. A BT Security protege tanto a própria BT como a seus clientes. Nossos clientes cotam com a expertise de uma equipe global de 1.300 profissionais de segurança, 600 especialistas e uma equipe de serviços profissionais de aproximadamente 4.000 pessoas.

O portfólio BT Security Assure compreende os seguintes serviços:

  • Assure Managed Firewall
  • Assure Web Security
  • Assure Intrusion Prevention
  • Assure Message Scan
  • Assure Denial of Service Mitigation
  • Assure Cyber
  • Assure Managed Cloud
  • Assure Threat Monitoring
  • Assure Vulnerability Scanning

Para saber mais sobre a BT Security, visite www.bt.com/btassure/securitythatmatters.

Mais informações para a imprensa:
SHEDI – Silvia Helena Editora
Silvia Helena Rodrigues – 
silviahelena@shedi.com.br
Tel.: (21) 2220-9311 / (11) 2626-1940