English Version
     > Home > Britcham News

BT e Huawei atingem alta velocidade de 3 Tbps em super canal em ambiente operacional ativo

O resultado foi conquistado por meio de uma base de rede ótica Flexgrid totalmente gerenciada. A eficiência de espectro, que quebrou o recorde, chegou a 5.97 bits por segundo por hertz, equivalente à transmissão de aproximadamente 100 filmes não comprimidos por segundo

A BT e a Huawei anunciaram hoje que as velocidades atingidas em um teste de campo chegaram até 3 Terabits por segundo (Tbps), no que se acredita serem as maiores velocidades de super canal em tempo real conquistadas em um ambiente operacional por meio de um link de fibra que combina hardware e software comerciais. As velocidades são equivalentes à transmissão de aproximadamente 100 filmes não comprimidos em alta resolução no intervalo de apenas um segundo.

A transmissão que quebrou o recorde, foi realizada por um link de fibra de 359 quilômetros entre o Adastral Park – campus de pesquisa da BT em Suffolk – e a torre da BT em Londres, e combinou uma avançada infraestrutura "Flexgrid" com a plataforma OSN 9800/8800 e iManager U2000 da Huawei. Esse modelo aumenta a capacidade de um cabo de fibra pela compressão dos intervalos entre os canais de transmissão, geralmente fixados em 50 GHz. Com essa técnica, a densidade dos canais aumenta na fibra, tornando-a quase 50%1 mais eficiente que os links mais comuns nas redes atuais.

Os resultados demonstram como a infraestrutura de rede de fibra ótica da BT poderia funcionar de maneira mais eficiente no futuro, reduzindo a necessidade de investir em mais cabos na medida em que continua a crescer a demanda de banda por parte dos consumidores e das empresas.

Fatos principais:
A BT e a Huawei demonstraram com sucesso uma série de realizações técnicas de alta velocidade de liderança mundial, incluindo:
• Um super canal de 3Tbps em tempo real, composto por 15 x 200 Gbps (16-QUAM) subcanais, agrupados para fornecer capacidade combinada.
• Subcanais separados por ínfimos 33.5 GHz, resultando numa eficiência de espectro recorde de 5.97 b/s/Hz — um aumento por volta de 50% na eficiência do espectro, em comparação aos 50 GHz da infraestrutura de rede fixa convencional.
• Um super canal de 3Tbps configurado e monitorado a partir de um ambiente operacional ativo, o Centro de Transporte de Rede da BT em Cambridge.
• Testes realizados por meio de transponders 16-QAM de primeira qualidade, hardware Flexgrid e software de gerenciamento.
• Dimensão espectral configurada em camadas de 12.5 GHz, até uma faixa espectral total de 550GHz.

"A tecnologia Flexgrid está evoluindo rapidamente, e esse experimento tem sido de inestimável valor para demonstrar a viabilidade dessa tecnologia emergente em um verdadeiro ambiente real de teste", avalia Neil J. McRafe, principal arquiteto de rede da BT.

"Alinhado com a continuidade de investimentos da BT em sua infraestrutura de rede, esse espetacular avanço indica que estamos bem preparados para um futuro em que novos e empolgantes serviços são prestados por aplicações mais rápidas e que assimilam uma maior quantidade de dados. O resultado desse teste prova como nós seremos capazes de maximizar a eficiência dos investimentos atuais da BT, ampliando a vida da nossa infraestrutura de rede enquanto continuamos a atender as necessidades de uma sociedade digital do século 21", ele completa.

Para o dr. Tim Whitley, Diretor Gerente de Pesquisa e Inovação da BT, a "história de inovação da BT está bem documentada. Mais de 175 anos após a invenção do telégrafo elétrico, esse novo recorde comprova que nós ainda estamos ampliando as fronteiras da arte da conexão".

"Nossas equipes de pesquisa e desenvolvimento no Adastral Park e em outros centros de pesquisa na Inglaterra, Ásia, Oriente Médio e América do Norte estão todas trabalhando intensamente, com os olhos voltados para o futuro, em uma série de projetos para manter a BT à frente da curva. Eles estão desenvolvendo os serviços inovadores dos quais nossos clientes ao redor do mundo continuarão a se beneficiar, e o recorde de hoje é outro exemplo de esforço pioneiro que esperamos ser benéfico aos nossos clientes e acionistas por longo tempo no futuro", acrescenta.

Já o presidente da Unidade de Negócios de Rede Fixa da Huawei, Zha Jun, expressa seu contentamento com a parceria: "Estamos muitos satisfeitos por ter trabalhado com a BT para conquistar um novo recorde de velocidade na transmissão de dados por meio de um link de fibra ótica num ambiente operacional de rede. Em setembro, nós nos comprometemos a investir mais de 4 bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de Banda Larga Fixa (FFB) nos próximos três anos. Esse investimento vai se concentrar em produtos e soluções que irão apoiar nossos clientes, a exemplo da BT, no fornecimento de uma melhor experiência de serviço para seus contratantes".

"Estamos vivendo num mundo baseado em dados, onde é vital a necessidade de transmitir essas informações a velocidades cada vez maiores. Esse é um desafio em cuja solução temos trabalhado com a BT, e o teste realizado faz parte disso. Um dos pontos fortes da parceria de 10 anos com a BT é a nossa colaboração no desenvolvimento e implementação de soluções técnicas que usam de forma mais eficiente a infraestrutura existente da BT, e o anúncio de hoje exemplifica nosso compromisso com a inovação", finaliza Jun.
-----------------------------
1 mais de 49%

Sobre a BT
A BT é uma das líderes mundiais no fornecimento de soluções e serviços de telecomunicações, operando em 170 países. Entre suas principais atividades se destacam serviços de TI em rede, serviços de telecomunicações locais, nacionais e internacionais para seus clientes para uso doméstico, no trabalho e em deslocamento; produtos e serviços de banda larga, televisão e Internet de alto valor agregado e produtos e serviços de convergência fixo/móvel. A BT tem cinco principais linhas de negócio: BT Global Services, BT Business, BT Consumer, BT Wholesale e BT Openreach.
Durante o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 o volume de negócios do BT Group foi de £ 18,287 bilhões, com lucro antes de impostos de £ 2,312 bilhões.
A British Telecommunications plc. (BT) é uma subsidiária integral do BT Group e engloba praticamente todos os negócios e ativos do BT Group. O BT Group está listado nas bolsas de valores de Londres e Nova York.
Para mais informações, visite o site www.btplc.com

Sobre a Huawei
A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Por meio de nossa dedicação à inovação centrada no cliente e fortes parcerias temos estabelecido vantagens fim-a-fim em telecomunicações de rede, aparelhos e computação em nuvem. Estamos comprometidos com a criação de máximo valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo soluções e serviços competitivos. Nossos produtos e soluções foram implantados em mais de 140 países, atendendo a mais de um terço da população mundial.
Para mais informações, visite o site www.huawei.com

Mais informações para a imprensa:
SHEDI – Silvia Helena Editora
Silvia Helena Rodrigues – 
silviahelena@shedi.com.br
Tel.: (21) 2220-9311 / (11) 2626-1940