English Version
     > Home > Britcham News

Shell produz lubrificante exclusivo para uso da BMW

Óleos premium para automóveis e motocicletas produzidos pela Shell serão usados pela BMW em seus veículos em mais de 140 países

A Shell acaba de anunciar que foi escolhida pela BMW AG para ser a empresa responsável, globalmente, pela produção de lubrificantes exclusivos para o uso nas linhas BMW, BMW i, BMW M, MINI e BMW Motorrad.

A partir do início de 2015, os lubrificantes estarão disponíveis para venda na rede BMW Group, que conta com mais de 3.500 concessionárias presentes em mais de 140 países, incluindo China, Alemanha, Rússia, África do Sul, Coreia do Sul, Reino Unido e Estados Unidos.

Com esta parceria, a Shell será a empresa responsável pela produção e fornecimento dos lubrificantes da BMW. Estes produtos serão compatíveis com as mais recentes especificações dos motores da fabricante e receberão em sua fórmula a exclusiva Tecnologia Shell PurePlus - uma revolução na produção de lubrificantes. A companhia anglo-holandesa utiliza o processo gás-para-líquido (GTL), desenvolvido após 40 anos de pesquisas, que converte gás natural em óleo básico cristalino.

Produzido na fábrica Pearl GTL no Catar através de uma parceria entre a Shell e a Qatar Petroleum, o óleo básico com a Tecnologia Shell PurePlus tem o grande diferencial de ser feito através do gás-natural, enquanto que os outros óleos básicos são oriundos do óleo bruto do petróleo. A partir de 2015, os clientes da BMW poderão se beneficiar da estrutura global de distribuição da Shell integrada à cadeia de valor de gás no Catar.

Mark Gainsborough, vice-presidente executivo para Lubrificantes da Shell, comemora a parceria: “Estamos honrados de nos tornarmos o fornecedor de lubrificantes escolhido pela BMW Group. Vamos fornecer, distribuir e atender o mercado com estes óleos no começo de 2015”.

Sobre a Shell Brasil
A Shell comercializa uma vasta variedade de lubrificantes para atender às necessidades dos consumidores em diversas áreas. Entre elas, estão veículos leves, transportes pesados, mineração, geração de energia e engenharia em geral. O portfólio de lubrificantes da Shell no Brasil é composto por Shell Helix, Shell Rimula e Shell Advance e por produtos voltados para a indústria: Morlina, Corena, Omala, Tellus, Tonna, Heat Transfer, Refrigeration, Gadus, Turbo, Diala, além do Spirax para a linha automotiva.

A empresa possui uma fábrica de lubrificantes na Ilha do Governador, Rio de Janeiro. No mundo, a Shell produz óleos básicos a partir de oito diferentes plantas e finaliza o produto combinando estes óleos básicos com os pacotes de aditivos de última geração em mais de 50 plantas. A distribuição e comercialização dos lubrificantes é feita em mais de 100 países.

No mercado de varejo, a empresa tem participação de 50% na Raízen, joint venture criada em parceria com a Cosan (que detém os 50% restantes), através da qual atua na produção de açúcar e etanol. A Raízen opera uma vasta rede de varejo de combustíveis que gera mais de 20 mil empregos diretos no Brasil (fatia da Shell). A joint venture é um dos principais produtores de etanol de cana do país e uma das principais apostas do Grupo Shell em biocombustíveis.

A Shell também oferece suporte técnico e de mercado para seus consumidores. Além da linha de produtos, a empresa disponibiliza em seu site o Shell LubeMatch, a principal ferramenta online de recomendação. Para o lançamento da Tecnologia Shell PurePlus, foi desenvolvido um hotsite que reúne todas as informações sobre esta revolução em lubrificantes.

A Shell Brasil, que celebrou seu centenário em 2013, tem cerca de 900 funcionários. A empresa atua nos setores de exploração e produção de óleo, detém participação acionária na Comgás (distribuidora de gás natural no Estado de São Paulo) e fornece serviços de eficiência energética para indústrias através da Shell Global Solutions.

Informações para a Imprensa
EDELMAN SIGNIFICA
(21) 2507-7788
Ana Paula Pinto – anapaula.pinto@edelmansignifica.com
Ana Sciena – ana.sciena@edelmansignifica.com