English Version
     > Home > Britcham News

Shell debate os desafios sobre energia e água impostos pelo crescimento urbano

Eficiência e mix energético foram os pontos mais discutidos durante evento realizado na manhã desta terça-feira

Num momento em que o planeta precisa pensar como será o futuro da demanda energética, o presidente da Shell do Brasil, André Araujo, abriu o workshop “Impulsionando o Progresso Juntos” afirmando que a Shell entende a importância de um debate que inclua de maneira integrada todos os recursos necessários para o desenvolvimento e bem estar da população, como água energia e alimentos. 

“Desde 2013, quando completamos 100 anos no Brasil, aumentamos o foco na atenção aos desafios energéticos que vamos enfrentar. Este ano, estamos propondo uma análise mais profunda sobre o crescimento urbano, já que a a expansão das cidades traz consigo seu próprio conjunto de desafios e oportunidades”, disse Araujo.

Em sua palestra, Wim Thomas, chefe da equipe de Análise Energética de Cenários Globais do Grupo Shell, falou sobre as cidades do futuro. Ele apresentou dados do estudo comandado pela companhia anglo-holandesa que projeta as tendências de urbanização ao redor do planeta nos próximos anos. 

O pesquisador ressaltou que as cidades têm formas de consumo diferentes e que isso tem a ver com a maneira como elas foram pensadas e estruturadas. “Singapura é um núcleo que conseguiu se reorganizar e hoje é um exemplo de infraestrutura bem organizada”, comentou.

Mobilidade urbana em pauta

O primeiro painel da manhã discutiu a gestão energética sob a ótica da oferta. Milton Costa, secretário executivo do IBP (Instituto Brasileiro do Petróleo), destacou que um dos problemas relacionados ao tema é a falta de uma ordem global energética. “É cada país por si. Precisamos estabelecer uma ordem global para conseguirmos ampliar o debate sobre energia”.

Para Lavínia Hollanda, pesquisadora da COPPE-UFRJ, o desenvolvimento de novas tecnologias é o que gera uma revolução no setor e os consumidores também podem ser agentes dessas mudanças. Ela ainda defendeu o desenvolvimento do mix energético. “Temos que lembrar, ainda, que o mix energético será diferente em países desenvolvidos e em países em desenvolvimento”, explicou. 

Outro participante deste painel foi Tom Burke, consultor de Política Ambiental. Burke se disse mais confiante do que a maioria dos especialistas quando o assunto é transporte. Segundo ele, as transformações acontecerão mais rápido do que imaginamos. “Na Europa, por exemplo, os jovens se interessam muito menos por carros do que seus pais costumavam se interessar”, afirmou.

Já no segundo debate do dia, a professora Suzana Kahn, o consultor José Luiz Alquéres e Carlos Antônio, da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro, falaram de gestão sob a visão da demanda.

Suzana foi enfática ao afirmar que o consumidor precisa mudar seu padrão de consumo, mas que para isso é preciso que seja estimulado a fazer esta troca. “Se o governo incentiva a compra de automóveis, as pessoas vão interpretar que temos capacidade para isso”, defende ela.

Alquéres questionou o modo como a energia é utilizada no país. “Não podemos continuar a pensar a energia como uma fonte de arrecadação de tributos”. Para concluir, o consultor lembrou que as organizações das cidades possibilitaram ao homem um grande desenvolvimento. “As cidades têm um papel educacional fundamental, e acredito que esse papel será cada vez mais explorado no futuro. É importante pensar que foi apenas quando o homem deixou de ser um animal nômade e passou a se organizar que conseguiu gerar relações”, concluiu.

O evento de hoje faz parte dos Cenários da Shell, que há mais de quatro décadas têm focado tempo e investimento no estudo sobre tendências para o futuro. Esta é a segunda vez que o workshop acontece no Brasil.

Para mais informações:

Assessoria de Imprensa Shell Brasil
Glauco Paiva
(21) 3984-7413
glauco.paiva@shell.com

Igor Baiense
(21) 3984-7897
igor.baiense@shell.com

Edelman Significa
Priscilla Gonçalves – priscilla.goncalves@edelmansignifica.com
Camila Chaves – camila.chaves@edelmansignifica.com
(21) 2507-7788