English Version
     > Home > Britcham News

KPMG lança guia com as principais alterações contábeis e tributárias ocorridas em 2015

A KPMG no Brasil lançou a 15ª edição da Sinopse Contábil & Tributária, um guia prático para auxiliar no entendimento, aplicação e utilização das normas contábeis e tributárias e no cumprimento dos requerimentos de elaboração e divulgação de informações financeiras.

“Além das novas normas e alterações relevantes emitidas em 2015, o atual cenário econômico pode ter um efeito relevante sobre as demonstrações financeiras das entidades. Questões como perda por redução ao valor recuperável, risco de crédito, cláusulas restritivas (covenants), novas estruturas de financiamento e na venda de recebíveis a FIDC, operações de reverse factoring e aspectos sobre continuidade operacional, ganham relevância neste cenário”, explica o sócio da KPMG, Ramon Jubels.

A publicação tem o objetivo de auxiliar na atualização dos leitores acerca dos novos projetos e desenvolvimentos relevantes ao longo do ano das normas locais – contábeis, tributárias e de auditoria – bem como das internacionais emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB) e das normas americanas emitidas pelo Financial Accounting Standards Board (FASB) e Securities Exchange Committee (SEC), entre outros.

“Existem diversas iniciativas e projetos em andamento, locais e internacionais, de reguladores e da iniciativa privada, para aprimorar os aspectos qualitativos das demonstrações financeiras. Nesta edição, recapitulamos o estágio atual dessas iniciativas e projetos e ressaltamos que ainda existe muito trabalho pela frente e informação a ser compartilhada no futuro”, destaca Tiago Bernert, também sócio da KPMG.

A publicação também destaca que as novas normas de reconhecimento de receita de contratos com clientes (IFRS 15) e de instrumentos financeiros (IFRS 9) que passarão a vigorar a partir de 2018. “Parece ainda distante, mas ao avaliarmos o nível de complexidade envolvido e os impactos dessas normas sobre as demonstrações financeiras, fica evidente que será necessário antecipar debates. Adicionalmente, o IASB publicou o IFRS 16 e, salvo exceções, na prática, todos os arrendamentos serão registrados no balanço patrimonial utilizando um modelo de financiamento de ativo (direito de uso). Esta nova abordagem trará um efeito significativo, portanto, é altamente recomendável uma avaliação antecipada dos possíveis impactos sobre as demonstrações financeiras, em especial, sobre os indicadores chave de desempenho e das cláusulas restritivas em contratos de financiamento”, finaliza Jubels.

Para fazer download do documento completo, acesse http://www.kpmg.com/BR/PT/Estudos_Analises/artigosepublicacoes/Paginas/sinopse-contabil-tributaria-2015-final.aspx

Sobre a KPMG
A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Estamos presentes em 155 países, com mais de 174.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. As firmas-membro da rede KPMG são independentes entre si e afiliadas à KPMG International Cooperative (“KPMG International”), uma entidade suíça. Cada firma-membro é uma entidade legal independente e separada e descreve-se como tal.

No Brasil, somos aproximadamente 4.000 profissionais distribuídos em 13 Estados e Distrito Federal, 22 cidades e escritórios situados em São Paulo (sede), Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Joinville, Londrina, Manaus, Osasco, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São Carlos, São José dos Campos e Uberlândia.

Twitter: http://www.twitter.com/@kpmgbrasil

Site: kpmg.com/BR
Linkedin: www.linkedin.com/company/kpmg-brasil
Facebook: facebook.com/KPMGBrasil  

Atendimento à Imprensa
Ricardo Viveiros & Associados - Oficina de Comunicação (RV&A)
Marcel Trinta - marcel.trinta@viveiros.com.br - 11 3736-1127
Bianca Antunes - bianca.antunes@viveiros.com.br - 21 3515-9431
Caroline Norberto - caroline@viveiros.com.br - 11 3675-5444
Annelize Demani - annelize@viveiros.com.br - 21 3515-9487 
Twitter: http://www.twitter.com/@RVComunicacao
Facebook: facebook.com/ricardoviveiroscomunicacao
Site: viveiros.com.br