English Version
     > Home > Britcham News

Luiz Guilherme Primos, associado da Britcham e sócio de Primos e Primos Advogados, participa de Missão Comercial na Inglaterra

Uma experiência para recomendar e repetir

Tudo começou no dia 27 de abril, quando o Fabricio Soares, da Britcham, mandou um e-mail aos associados da Câmara, noticiando apoio a uma missão à Inglaterra, que aconteceria de 16 a 20 de maio de 2016, durante a qual seria possível conhecer empresas de diversos lugares da Inglaterra com interesse em exportar seus produtos e serviços para o Brasil.

Na mesma data nós manifestamos nosso interesse e, alguns dias depois, a Cônsul Lauren Frater escreveu de volta, confirmando a possibilidade de nossa participação.

Apesar do tempo curtíssimo, foi possível preparar a viagem e cheguei em Cambridge – ponto de partida do road show – no domingo, dia 15.

Ainda no Brasil, eu recebi a lista de participantes: mais de 300 empresas britânicas enviariam representantes para as cinco cidades pelas quais passou a caravana: Cambridge, Londres, Reading, Bristol e Hinckley.

A missão, então, começou e em Cambridge foi possível perceber melhor a dimensão do evento, um dos muitos da campanha “Exporting is Great”.

A equipe foi liderada pela Jo Crellin, Cônsul-Geral do Reino Unido em São Paulo e Diretora do UK Trade & Investment (departamento de promoção comercial do Reino Unido) para a América Latina.

A Jo Crellin foi também responsável por abrir os eventos, com muita competência e entusiasmo, na maioria das cidades por onde a caravana passou. Durante essas aberturas, além de estimular os participantes a fazerem negócios com a América Latina, ela ainda divulgava a British House, espaço a ser montado pelo Reino Unido no Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, que receberá os atletas britânicos e sediará eventos culturais e de negócios para a promoção do país1.

O Reino Unido tem como meta que suas exportações atinjam GBP 2 trilhões anuais até 2020 e o UKTI, firme nesse propósito, levou ao Reino Unido especialistas em 13 países da América Latina: Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Costa Rica, República Dominicana, Panamá, México e Cuba.

Após a abertura, os representantes das empresas se alternavam entre reuniões individuais de 15 minutos com os especialistas de cada país e apresentações relativas à abertura de empresas no exterior, proteção de propriedade intelectual, programas de apoio ao exportador e suporte financeiro.

O Brasil tinha duas mesas no evento, uma capitaneada pela Lauren Frater, na qual eu fiquei (exceto em Londres, onde ficaram o Fabio Braga e o Antonio Giglio, do Demarest Advogados) e outra, capitaneada pela Mercedes Blázquez, da ELAN Biz, departamento da Comunidade Europeia que promove a integração entre a Europa e a América Latina.

Durante cada um dos cinco dias, cada uma das mesas dos países representados recebeu cerca de 20 interessados em negócios com o país (cada interessado podia marcar até quatro reuniões).

Os empreendedores britânicos nos apresentaram muitos produtos diferentes, dos mais divertidos aos mais sofisticados. Alguns empresários se mostravam mais e outros menos preparados para fazer negócios com o país.

A estrutura do UKTI também impressionou. O órgão está presente em mais de 100 países e, no Brasil, é composto por um seleto time de diversos especialistas, nos mais variados setores da economia (aeroespacial, automotivo, agronegócio, varejo, óleo e gás e alguns outros).

Esse road show certamente aproximou a América Latina dos exportadores e já foi possível perceber os seus primeiros resultados.

O escritório deve captar alguns novos clientes e, mais importante, alguns clientes brasileiros do escritório foram apresentados a empreendedores ingleses com os quais conversamos. Negociações estão em andamento.

Acima de tudo, porém, a viagem serviu como aprendizado. Escutar as necessidades dos exportadores ajudou a perceber como nós advogados podemos melhorar as orientações que damos tanto aos estrangeiros, quanto aos clientes nacionais que atuam nesses mercados.

Sem dúvida, voltamos mais experientes da missão. Com certeza, uma experiência para recomendar e repetir.

1 #BritishHouseRio
www.britishhouserio.com