English Version
     > Home > Comitês > Rio de Janeiro > Energia Elétrica e Renováveis


Presidente:
Fabio Caldas
Light Saber

Vice-Presidente:
Renato Cordeiro
DIT RJ

Comitê de Energia Elétrica e Renováveis

Cenário
Desenvolvimentos recentes nos setores de energia elétrica e renováveis no Brasil mostraram uma série de oportunidades emergentes de negócios para investimento e fornecimento de bens e serviços por empresas nacionais e internacionais. Essas oportunidades também se baseiam nas mudanças contínuas previstas na tecnologia e na regulamentação necessárias para atender à demanda de energia elétrica do país e à necessidade e crescimento de energias renováveis como fontes de energia primária e sustentável em um mundo de emissões carbônicas restritas.
O aumento da abertura do mercado, a desregulamentação e a concorrência são vistos como componentes-chave dos futuros setores brasileiros de energia elétrica e renováveis, e uma tendência que provavelmente será mantida em vista das enormes necessidades nacionais em qualquer cenário econômico que se aproxima.
O governo do Reino Unido lançará em 2019 um programa ambicioso no Brasil para apoiar a transição do país para energias de baixo carbono, com foco nos aspectos regulatório e desenvolvimento tecnológico.

Objetivos e governança
Em linha com as diretrizes da Britcham, o principal objetivo do PRC é proporcionar um fórum e organizar eventos para promover o comércio bilateral, investimentos, serviços e relacionamentos nos setores de energia elétrica e renováveis do Brasil e do Reino Unido.
O PRC reporta-se ao Britcham Rio ExCo e trabalhará em estreita integração / sincronização com o Comitê de Petróleo e Gás e o DIT do Governo Britânico, devido à clara permutabilidade, interface e convergência de questões / temas e interesses.

Estrutura atual do PRC
Presidente - Fabio Caldas (Consultora LightSaber), VP - Renato Cordeiro (DIT), Secretária - Adriana Kanhan (Britcham) Membros - Ana Terra (DIT), Paula Costa (Ulhoa Canto), William Ballantyne (Britcham), Richard Taylor (Taylor Energies ), Valmir Dias (DIT).
Nota:  Gustavo Brigagão (Presidente da Britcham Rio) e Bruno Marcondes (Sócio da KPMG, Presidente do Comitê de Petróleo e Gás) serão mantidos informados sobre as atividades do PRC e, eventualmente, convidados para suas reuniões. O atrativo para associar-se baseia-se nos benefícios oriundos das reuniões mensais: informações em primeira mão com especialistas, apresentações “cross-fire”, potencial de visibilidade em eventos de energia (incluindo o seminário anual de energia), “advocacy” em potencial, tudo a um baixo ou nenhum custo direto para os membros da Britcham.

Estratégia e Questões
Devido ao amplo escopo de negócios do PRC (*), faz-se necessário o foco inicial em SEGMENTOS identificados a partir dos interesses dos membros e do DIT, tais como: eólica offshore, biomassa, biogás, eficiência energética / armazenamento, solar (como um nicho) . Isso não significa, em absoluto, deixar de lado o setor de energia elétrica em geral, mas uma priorização inicial para termos um ponto de partida nestas áreas mais sinérgicas, e crescer a partir daí. Por exemplo, oportunidades e em distribuição, transmissão e geração de energia elétrica não devem ser descartadas. Os temas inicialmente identificados PARA serem discutidos no PRC seriam regulação e conteúdo local, bem como perdas de energia. Em linha com a experiência da Britcham, a participação de “empresas âncoras” é essencial para o sucesso da iniciativa.
(*) Por exemplo, o próprio setor elétrico, sozinho, possui quatro segmentos principais: GTDC - Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização.

Plano de trabalho (wip)

Reuniões de gerenciamento mensais, combinadas com sessões de cross-fire, suportadas operacionalmente pela estrutura de gerenciamento executivo da Britcham.
De acordo com a disponibilidade de patrocínio, almoços-palestras bimestrais e webinars trimestrais, estes últimos, apoiados pelo DIT.

Caso tenha interesse em participar deste Comitê, entre em contato através do e-mail 
riodejaneiro@britcham.com.br ou (21) 2262-5926

 

Próximos Eventos:
09/11/2018 - Almoço-palestra do Comitê de Energia Elétrica e Renováveis, com André Pepitone da Nóbrega, Diretor-Geral da ANEEL. Tema: “Situação atual e perspectivas do Setor Elétrico Brasileiro