“Gostaríamos da ajuda de vocês para atrair novos ou mais investidores”, diz Ratinho Júnior
O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), e representantes de empresas de diversos setores da indústria se reuniram nesta terça-feira (19). O encontro foi realizado pela Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham).
A presidente da Britcham, Ana Paula Vitelli, afirmou que o estado tem agendas que convergem com temas que são discutidos pela instituição.
“Sustentabilidade, transição verde, transição energética, questões de investimentos em infraestrutura são temas permanentes e recorrentes em nossas pautas com nossos associados e outras empresas que se conectam ao nosso ecossistema. Estamos de portas abertas ao governo do Paraná para que possamos continuar explorando oportunidades”, disse.
O estado se consolidou como base econômica do Brasil, com o quarto maior PIB do país, e tem a sustentabilidade como destaque em projetos de diversos setores.
Ampliar a conexão da indústria está entre as prioridades do governo do Paraná. Ratinho Júnior destacou o desenvolvimento da ferrovia que vai ligar o Sul e o Centro-Oeste do país.
“Nós consolidamos o projeto de engenharia, estudo de viabilidade técnica e ambiental, que é a Ferroeste, que liga o Mato Grosso do Sul até o porto de Paranaguá, um dos principais do Brasil. A ferrovia terá 1.300 quilômetros”, detalhou o governador.
A iniciativa traz uma solução para reduzir a emissão de gases de efeito estufa. O projeto férreo foi reconhecido pelo governo britânico como o único sustentável em todo o mundo.
A Ferroeste tem o selo da Iniciativa de Mercados Sustentáveis, criada pelo então príncipe Charles, e apresentada em 2020 no Fórum Econômico Mundial de Davos.
“Fizemos a apresentação ambiental. O Ibama pediu algumas considerações e temos um prazo de oito a dez meses para devolver todos estes pedidos de estudo. A ideia é que, depois disso tudo apresentado, a gente consiga licença prévia para encaminhar para a Bolsa de Valores e buscar investidores que a gente já tem conversado no mundo. Gostaríamos, inclusive, da ajuda de vocês para atrair novos ou mais investidores”, declarou Ratinho Júnior a associados da Britcham durante a reunião.
A conexão entre Sul e Centro-Oeste é parte essencial da visão macro apresentada pelo governador. “Nosso objetivo é consolidar o Paraná como central logística da América do Sul. Geograficamente, estamos no centro de 70% do PIB da região. Isso corresponde a cerca de US$ 1 trilhão e 700 milhões de dólares.”
Adam Patterson, cônsul honorário britânico e diretor-adjunto da Britcham no Paraná, reforçou que a importância do estado vai além das fronteiras com países vizinhos do Brasil.
“Os saldos comerciais entre Reino Unido e Paraná giram em torno de R$ 2 bilhões por ano. É muito relevante e, com certeza, podemos fazer mais. Por isso, encontros como o de hoje são muito importantes. Temos muitas frentes para trabalhar em conjunto”, disse Adam Patterson.
Ratinho Júnior também apresentou a investidores dados que comprovam que o Paraná tem a sustentabilidade como pilar. “Somos o maior produtor de energia do Brasil, em especial de energia limpa. 94% da energia produzida no Paraná é energia renovável. Nós geramos em torno de 18% de toda energia limpa do país”, disse o governador.
O estado também se destaca em outras frentes: é o primeiro nas produções de celulose e também de proteína animal, e o segundo em grãos. A geração de alimentos representa a maior fatia da economia paranaense: 40% de todo o orçamento.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Britcham