O Brasil é o principal país das Américas Latina e Central nas relações comerciais com o Reino Unido, ocupando a 28ª posição no ranking global da balança britânica. O cenário de oportunidades para desenvolvimento de projetos e instalação de empresas em solo brasileiro foi tema de discussão organizada pelos comitês de Economia & Finanças e de Energia da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham).
Representantes da agência de crédito à exportação do governo do Reino Unido (UKEF) detalharam o trabalho de acesso ao financiamento para empresas que tenham ao menos 20% de elementos britânicos, como produtos, serviços ou fatores intangíveis, como propriedade intelectual. Para ter acesso a linha de crédito, são avaliados os riscos comercial e político, chegando até 85% do valor dos contratos de exportação.
“Atuamos em âmbito estratégico para empresas britânicas conhecerem o mercado brasileiro, com missões comerciais, acesso a feiras de negócios e consulta de acesso ao mercado e trabalho, política comercial. A colaboração energética entre Brasil e Reino Unido, por exemplo, é muito forte. São mais de 200 empresas britânicas aqui no país neste segmento”, afirma Luke Durigan diretor comercial do Departamento de Negócios e Comércio do governo britânico no Brasil.
A UKEF promove o comércio internacional e as atividades de investimento por meio de suporte financeiro, com acesso a linhas competitivas de financiamento e apoio a exportadores do Reino Unido com conexões a uma rede ampla de fundos e bancos locais. A agência proporcionou £8.8 bilhões de suporte para contratos durante o período de 2023/2024 no Brasil e possui £60 bilhões de capacidade global de financiamento.
“Nosso carro-chefe é oferecer a garantia financeira para diminuir o risco do projeto e atrair financiadores, principalmente para projetos de longo prazo. Nossos clientes são pequenas e médias empresas, grandes companhias, governos e projetos. Disponibilizamos proteção contra risco de default, apoiamos em garantias requeridas no Contrato de Exportação e damos suporte para capital de giro”, explica Fabio Accunzo, UKEF Country Head no Brasil e Cone Sul.
A apresentação de como a UKEF contribui para o fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e Reino Unido faz parte do calendário de atividades da Britcham para associados da instituição, representantes do poder público e do setor privado, e sociedade. A agenda completa está disponível aqui.
Assista a íntegra do webinar aqui.