Britcham conecta investidores com BNDES e empresa de gestão e finanças

A Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham) promoveu nesta quarta-feira (29) uma conexão entre investidores brasileiros e britânicos com o BNDES e o banco de investimentos boutique, BH26. Confira aqui a íntegra do webinar.

O evento, com foco em apresentar como desbloquear oportunidades para empresas do Reino Unido no Brasil, contou com a moderação do presidente de São Paulo da Britcham, Marcio Zanetti, e com as apresentações de Nelson Barbosa, diretor geral do BNDES, e Isaac S Sutton, fundador e CEO da BH26.

De acordo com o executivo do principal banco de desenvolvimento econômico e social do país, a instituição projeta aumentar o valor disponível para financiamento de projetos em até 2% do PIB. “Para fazer esta expansão, nós precisamos de crédito. Com o aumento de investimento no Brasil, a queda da inflação e a redução de riscos, nós devemos alcançar esta meta, que é otimista, em 2026,” afirmou Nelson Barbosa.

Tradicionalmente, o BNDES trabalha em conjunto com outras instituições financeiras para promover o desenvolvimento brasileiro. No caso da parceria com o Reino Unido, por meio do UK Export Finance, os principais focos são em projetos de infraestrutura, mobilidade urbana, segurança pública, suporte para exportação, sustentabilidade e negócios inovadores.

Na divisão por setores da economia, Nelson Barbosa destaca que o BNDES disponibiliza recursos principalmente para o setor de infraestrutura, que representa 37,3% do total dos desembolsos feitos pelo banco. Em seguida, estão Agricultura (24,4), Indústria (22,2%) e Comércio e Serviços (16,3%). “De janeiro a setembro deste ano, nós desembolsamos US$ 15,5 bilhões em créditos, incluindo operações de renda variável não reembolsáveis e debêntures”, revelou o diretor do BNDES.

Nelson Barbosa destacou, também, que o novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) proporciona abertura para o desenvolvimento de negócios do setor energético e de “estrutura verde”. Dos US$347 bilhões anunciados, é esperado pelo mercado financeiro que cerca de 35% deste total venham do setor privado.

Neste contexto, Isaac S Sutton, fundador e CEO da BH26, declarou que “temos muitas oportunidades de investimento para preservação e recuperação da Amazônia”, e que o processo de avaliação das negociações “começa com uma análise precisa de cada oportunidade”.

Isaac S Sutton explicou que as características mais importantes das empresas, em termos de captação de recursos, são a independência e o desempenho global de cada companhia, associado a uma ampla combinação de investidores brasileiros e internacionais.

“A BH26 propõe soluções individualizadas para otimizar a estrutura de capital dos clientes. Nós procuramos fontes de financiamento competitivas em moeda local para a operação no Brasil. Com a participação de bancos de desenvolvimento, como o BNDES, abre-se oportunidade para captação de recursos locais de longo prazo na moeda local e em taxas de juros muito competitivas”, concluiu.

O evento da Britcham foi organizado pelo Comitê de Comércio e Investimentos Internacionais, liderado por Renata Sucupira.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Britcham