A visita foi organizada por Carlos Peixoto, presidente do Comitê de Óleo & Gás da Britcham, e teve a participação de Anna Luiza Barbosa, Gerente de Desenvolvimento de Negócios de Energia Renovável do Departamento de Comércio Internacional do Governo Britânico
Think Tank dedicado ao desenvolvimento de serviços tecnológicos e projetos de PD&I, com 56 laboratórios em 44 áreas de competência, 36 doutores, 91 mestres no corpo docente de 9 graduações, com o 2º maior supercomputador da América Latina, mais de 100 projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, e com mais de 20 parceiros internacionais. Essa é a estrutura do SENAI-CIMATEC, em Salvador (BA), um dos maiores centros de referência em Logística e Gestão da Produção no Brasil. O Centro Universitário que integra o espaço foi a primeira Instituição de Ensino Superior a realizar uma aula no metaverso.
Com a atração da alta tecnologia para o desenvolvimento de projetos, pautados pelo conhecimento científico e pela atualização mercadológica de última geração, a Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham) realizou, no último dia 4 de agosto, uma visita técnica ao SENAI-CIMATEC. O grupo foi coordenado pelo presidente do Comitê de Óleo & Gás da Britcham, Carlos Peixoto, e teve a participação da gerente de Desenvolvimento de Negócios de Energia Renovável do Departamento de Comércio Internacional do Governo Britânico, Anna Luiza Barbosa.
Entre os pontos altos da visita, destaca-se o veículo autônomo submarino Flatfish, desenvolvido pelo Instituto em parceria com Saipem, Shell, Petrobras, ANP, DFKI e EMBRAPII, projeto hoje em fase de comercialização. O veículo é utilizado para inspeções visuais em 3D de alta resolução, o que resultará em redução de 30% a 50% nos custos das inspeções de equipamentos instalados em águas profundas.
A comitiva também visitou o laboratório de inovação e robótica, a planta piloto de montagem de placas eletrônicas, a primeira fábrica modelo 4.0 do hemisfério sul, assim como conheceu por apresentação virtual o projeto para a produção de Hidrogênio Verde, entre outros.
A visita foi ciceroneada por Milton Deiró Neto, professor e consultor do Centro de Defesa, Segurança e Espaço do SENAI-CIMATEC e recentemente nomeado cônsul honorário do Reino Unido na Bahia. Também esteve presente o Professor Herman Lepikson, pesquisador-líder do Instituto de Automação e Logística e professor titular do Centro Universitário SENAI-CIMATEC.
“As empresas do Reino Unido têm muito a contribuir e a se beneficiar do estreitamento de relações com um centro de excelência como o SENAI-CIMATEC”, afirmou Carlos Peixoto. “Esperamos expandir nossos laços, ainda mais agora que contamos com a presença do nosso Consul Honorário como um dos baluartes dessa grande Instituição, que é um orgulho para todos nós”, concluiu.
Os executivos da empresa local de engenharia e gestão de projetos NA Consult, Emídio Torres, Thiago Natividade e Luis Carlos Nascimento, também integraram a comitiva que visitou o Instituto.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Britcham