A embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq CMG, foi reconhecida como a personalidade do ano 2023 pela Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham). A premiação ocorreu na noite desta terça-feira (21), no Rio de Janeiro, com a presença de autoridades locais e representantes de empresas multinacionais que têm negócios entre os dois países.
A presidente da Britcham, Ana Paula Vitelli, citou elementos que levaram a instituição à homenagear Stephanie Al-Qaq. “O papel da embaixadora tem sido fundamental para a realização de ações prioritárias em prol do desenvolvimento humano, com atenção à pauta ambiental e sustentável, e visando estreitar a relação comercial e a liberdade econômica com empresas e governos estaduais e federal brasileiros”, disse Ana Paula Vitelli.
O cônsul-geral do Reino Unido no Rio de Janeiro, Anjoum Noorani, representou a embaixadora britânica na cerimônia de homenagem. Stephanie Al-Qaq está em Londres e enviou uma mensagem de agradecimento que foi lida pelo cônsul-geral britânico.
“Em primeiro lugar, eu estendo minha sincera gratidão à Britcham por este prêmio. É uma honesta satisfação ser reconhecida entre tantos indivíduos talentosos, que contribuem incansavelmente para o fortalecimento dos laços entre nossas nações. Nossa parceria tem sido extraordinária. Nossas trocas comerciais alcançaram o recorde de quase £10 bilhões nos últimos quatro trimestres, o que é um recorde nos últimos dez anos”, agradeceu a embaixadora do Reino Unido.
A representante máxima da coroa britânica em território brasileiro afirmou também que o significado da relação entre o Brasil e o Reino Unido vai muito além dos acordos comerciais. “É uma aliança dinâmica baseada na inovação, aspirações compartilhadas e no compromisso com um futuro mais próspero e sustentável para ambas as nações. Por exemplo, na visita do ex-ministro das Relações Exteriores, foi lançada a Parceria para o Crescimento Verde e Inclusivo – onde ambos declararam seu compromisso e vontade de enfrentar a crise climática, promover o desenvolvimento sustentável e fomentar uma transição ecológica justa e inclusiva. Essa parceria tem 5 pilares: clima, florestas, agricultura sustentável, transição energética e finanças verdes”, acrescentou a embaixadora.
Stephanie Al-Qaq atuou como Enviada ao Irã e Diretora para o Irã e a Segurança Regional no Ministério de Assuntos Estrangeiros, Commonwealth & Desenvolvimento (FCDO). Antes disso, Stephanie foi Diretora do Departamento de Oriente Médio e Norte da África do Ministério. Ela ingressou na diplomacia britânica em 2002, depois de trabalhar em várias organizações, não-governamentais e governamentais, como Reuters, Anistia Internacional, Human Rights Watch, Câmara dos Comuns e o Departamento de Desenvolvimento Internacional, tendo atuado em vários países do Oriente Médio, da África, da Europa e das Américas. Ao ingressar no Ministério de Assuntos Estrangeiros, Commonwealth & Desenvolvimento (FCDO), Stephanie atuou como encarregada política no Iraque, de 2003 a 2004, e secretária particular adjunta do Ministro para Oriente Médio, Contraterrorismo e Assuntos Consulares, de 2004 a 2006. A embaixadora foi conselheira política no Brasil e atuou como Ministra-Conselheira para Assuntos Políticos, Econômicos, Consulares e Corporativos no México.
O presidente da Britcham no Rio de Janeiro, Nicholas Burridge, destacou que o jantar e a entrega do prêmio Personalidade do Ano Britcham fazem parte de uma série de “eventos presenciais com conteúdo de alto nível que proporcionam ambientes de maior proximidade com executivos das maiores empresas britânicas no Brasil e representantes dos poderes públicos brasileiro e britânico”.
O evento “Jantar em Homenagem à Personalidade do Ano Britcham 2023” foi patrocinado por Shell, Anglo American, AstraZeneca e Castro Barros Advogados.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Britcham