Parlamento britânico deve aprovar em julho o fim da dupla tributação com Brasil

Declaração foi feita por representante do governo do Reino Unido

O enviado de comércio do Reino Unido para o Brasil, Marco Longhi MP, declarou nesta quinta-feira (22) que o país está prestes a aprovar o tratado para o fim da dupla tributação com o Brasil. “Posso dizer que o texto deste acordo vai chegar na terça-feira (27) no parlamento britânico. Este assunto tem sido priorizado e nossa tratativa é para que seja aprovado no próximo mês”, afirmou o integrante do poder legislativo durante reunião com empresários, em São Paulo.

Marco Longhi, que é membro do parlamento britânico, ressaltou que o fim da dupla tributação bilateral só entra em vigor quando ambos os países aprovarem individualmente o acordo assinado pelos dois governos em novembro do ano passado.

“Precisamos garantir que o mesmo aconteça no Brasil. Infelizmente, entendo que o processo no Brasil está a alguns passos atrás. Mas fiquei muito feliz em saber que o Rodrigo Pacheco priorizará este acordo quando chegar ao Congresso. Estou confiante de que conseguiremos avançar nesta questão ainda neste ano”, disse o parlamentar britânico.

O ministro de Segurança Energética do Reino Unido, Graham Stuart, também participou do evento realizado pelo governo britânico, Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham) e Fiesp. Stuart reforçou a importância do acordo com o Brasil.

“Temos oportunidade de gerarmos mais empregos e renda. Precisamos lutar juntos para a melhoria econômica para o desenvolvimento. O Brasil é o único país do G20 que não tem em vigor o acordo de dupla tributação com o Reino Unido. É muito importante para nós que isso ocorra em um curto prazo.”

A diretora geral de sistemas de negociação do Departamento de Negócios e Comércio do Governo do Reino Unido, Joanna Crellin, participou do encontro e lembrou o potencial de investimento britânico no Brasil. “O investimento do Reino Unido no Brasil ultrapassou os 60 bilhões de reais em 2021. Com o fim da dupla tributação, o valor pode ser redirecionado para empresas conseguirem crescer cada vez mais em investimentos produtíveis, como a expansão global para empresas brasileiras”, afirmou.

A Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil tem atuado para contribuir com a celeridade do processo de aprovação do fim da dupla tributação. Em abril deste ano, a presidente da instituição, Ana Paula Vitelli, pediu a Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Congresso Nacional, celeridade na homologação deste acordo.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Britcham