Britcham celebra 105 anos no Brasil

Entidade organizou evento híbrido em São Paulo com presença de lideranças brasileiras e britânicas

A comemoração dos 105 anos de atuação da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil ocorreu em evento híbrido, em São Paulo, na noite do último dia 15, seguindo todos os protocolos de segurança e saúde, com discursos que celebraram a Britcham como uma entidade promotora de agendas e debates nos campos político, econômico, social e ambiental na relação do Brasil com o Reino Unido. A cerimônia, que contou com a presença de associados, empresas parceiras, membros do Conselho, equipe interna e demais convidados, ainda premiou Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Internacional, como Personalidade do Ano Britcham em 2021. 

A presidente da Câmara Britânica, Ana Paula Vitelli, destacou os trabalhos realizados ao longo de mais de um século de história, bem como os avanços conquistados nos últimos dois anos, período este em que esteve à frente como a primeira mulher a presidir a Instituição. Para ela, além de ser motivo de muito orgulho, as mudanças implementadas ao longo de 2020/2021 podem ser traduzidas em números expressivos. “Foram 78 eventos em 2021, o dobro em relação ao ano anterior”, lembrou Ana Paula, enumerando as discussões sobre compliance, meio ambiente e sustentabilidade, movimentações legislativas nos cenários de óleo e gás, debates econômicos, transição energética, desenvolvimento tecnológico, entre outras áreas.  

Relação Brasil-Reino Unido

Também presente no evento, o cônsul-geral britânico em São Paulo, Jonathan Knott, reforçou que os laços comerciais Brasil-Reino Unido, que atualmente representam algo em torno de R$ 41,9 bi, devem ser ainda mais potencializados a partir do acordo de livre comércio entre os países. De acordo com o ele, o acordo tem um potencial impulsionador para futuras parcerias comerciais a partir da retirada dos gatilhos de dupla tributação e, sobretudo, para a atração de investimentos. “Temos o objetivo de assinar o acordo de livre comércio tendo como base a forma como é feito entre a União Europeia e o Mercosul, porém, sendo mais ambiciosos e comprometidos em temas específicos”, adiantou.

Peter Wilson, embaixador do Reino Unido no Brasil, destacou uma maior proximidade muito positiva entre Brasil e Reino Unido, e que pôde ser vista de forma mais contundente durante a COP26, Conferência das Nações Unidas para o Clima, realizada em novembro, em Glasgow, Escócia. “A contribuição do Brasil na COP26 foi memorável. As discussões em alto nível em temas de relevância como o mercado internacional de carbono, por exemplo, mostram esse engajamento do País. Como anfitriões desse evento global, ver todo esse empenho do Brasil foi muito importante para as relações Brasil e Reino Unido”, frisou. 

Desenvolvimento sustentável

Ainda durante o evento, o diretor de Assuntos Corporativos da Anglo American no Brasil, Ivan Simões, parabenizou a Britcham pelos 105 anos de existência e destacou a importância de se desenvolver cenários para uma transição energética mais cautelosa, reforçando pautas indispensáveis que devem ser estimuladas na atuação de grandes empresas no setor nacional de mineração sendo social, ambiental e economicamente sustentável.

O presidente da Shell no Brasil, André Araújo, destacou dois assuntos amplamente discutidos em webinars da Britcham ao longo de 2021, a reforma tributária e as questões ambientais. “2022 é um ano de eleição e temos certeza de que os setores industrial, empresarial e comercial precisam estar bastante atentos aos movimentos que possam surgir. Para isso, temos que ser firmes frente à instabilidade de investimentos e esse é um dos papéis da Britcham”, disse. “A Shell está no Brasil há 108 anos e temos muito interesse em fazer parte da transição energética através de projetos renováveis e diversos outros que teremos pela frente. Mas precisamos insistir que as condições de investimentos no Brasil continuem atrativas e com regras estáveis”, completou Araújo, também analisando a atuação da Britcham durante a COP26.

O evento de 105 anos da Câmara Britânica no Brasil teve como patrocínio exclusivo setorial, Anglo American, IOB e Shell; patrocínio master, AstraZeneca e Machado Meyer Advogados; co-patrocínio, Castro Barros Advogados, Control Risks, Mattos Filho Advogados, Schroders e St. Paul’s School; e o apoio da Cultura Inglesa. O vídeo com a íntegra do evento está disponível no canal da Britcham no YouTube, que pode ser acessado neste link.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Britcham