Advocacy

Comissão Consultiva de Advocacy (CCA)

Com o objetivo de mitigar os desafios que se apresentam ao ambiente de negócios, a Britcham atua de forma muito ativa na defesa de pautas e interesses de seus associados perante as mais diversas esferas governamentais do Brasil e do Reino Unido. Para tal, conta com a atuação de uma Comissão Consultiva de Advocacy (CCA) que trabalha no acolhimento das pautas e sugestões de temas transversais, realiza o devido alinhamento com a missão, visão e estratégia da Britcham, bem como faz a interface com os comitês temáticos para as demandas setoriais.

No âmbito da atuação da CCA, iniciativas agregadoras de alto valor às empresas são organizadas, como a realização de reuniões com representantes de governo e CEOs das empresas, a publicação de posicionamentos institucionais para defesas de interesses das empresas, a organização de eventos abertos para troca de experiências e conhecimento, a participação em consultas públicas etc. A CCA é composta por profissionais atuantes nas áreas de relações governamentais, institucionais e temas afins, os quais são indicados pelas empresas associadas e nomeados pelo Conselho de Administração da Britcham.

Para 2023, a missão da CCA é endereçar e facilitar o acesso dos associados da Britcham às autoridades relacionadas à pauta estratégica de Advocacy, a qual contempla 3 (três) temas-chave: questões tributárias (visando a simplificação de tributos e a realização de acordos comerciais), questões climáticas (ligadas a agenda de meio ambiente, sustentabilidade, conferência mundial do clima, ESG, entre outros) e questões regulatórias (visando melhorias ao ambiente de negócios).

Conheça os integrantes

Guilherme Primos CCA

Luiz Guilherme Primos – Líder

Luiz Guilherme Primos é sócio de Primos e Primos Advogados e da Vind Aerogeradores. Advogado com vas-ta experiência nas áreas de Direito Empresarial, Direito Corporativo, Econômico e Anti-truste, Legislação Aduaneira, Investimentos Estrangeiros, Direito do Trabalho, Direito do Consumidor e Direito Regulatório. Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e Administrador de Empresas pela Universidade Mackenzie, com capacitação docente. Atua também em contencioso corporativo, incluindo mediações e arbitragens nacionais e internacionais. Assessorou diversas operações de M&A, no Brasil e no Exterior, em todos os setores da economia.

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Milene Coelho

Milene Coelho, bacharel em Ciências Econômicas, pós-graduação em Marketing e MBA Executivo. Com mais de 20 anos de experiência na área farmacêutica, em acesso ao mercado, associação de pacientes, desenvolvimento de mercados, planejamento estratégico e gestão de produtos, atualmente como gerente Sr. de Relações Governamentais e Advocacy na AstraZeneca do Brasil. Responsável por desenvolver e liderar projetos que suportem o relacionamento da empresa com o governo brasileiro, estabelecer parcerias e buscar colaborações externas. Sob sua gerência lidera a equipe de Patient Affairs que junto às principais Associações de Pacientes exerce o trabalho de advocacy. Liderou e coordenou entre 2020 e 2022 o desenvolvimento de planos de políticas públicas na região internacional focando em mercados prioritários, construindo capacidades de modelagem de políticas internacionais com base em diferentes arquétipos de mercado, desenvolvendo estratégias avançadas de modelagem de políticas.

Fabio CCA

Fabio Caldas

Fabio Caldas é engenheiro de produção pela UFRJ, com pós-graduações em administração (tempo integral, 2 anos, COPPEAD-UFRJ), análise de sistemas, marketing e finanças. No Grupo Royal Dutch Shell por 25 anos, ocupou cargos de liderança na sede da empresa no Reino Unido e no Brasil, onde foi Diretor de Relações Externas para a América Latina, responsável pelas áreas de Comunicações, Relações Institucionais, Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativas. No Grupo CPFL Energia foi Diretor de Comunicações e Relações Governamentais, responsável também por Ética Corporativa e Ouvidoria. Ganhou o Top 10 de Comunicadores do Ano da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) em 2017 e fundou a LS – Light Saber Consultoria em 2018, com foco em relações institucionais, riscos não-técnicos e comunicações.

Leo Martins CCA

Leonardo Martins

Leonardo Martins tem mais de 20 anos de experiência jurídica, com grande atuação no contencioso tributário perante tribunais judiciais e administrativos, representando clientes dos mais diversos setores, como óleo e gás, aviação, telecomunicações, indústria fonográfica e siderúrgica. Foi eleito um dos profissionais mais admirados em sua área por publicações como o Latin Lawyer, ITR e Lacca Approved. Coordena a equipe tributária da unidade Rio de Janeiro, responsável, juntamente com os sócios de São Paulo, pelo atendimento da grande base de clientes do estado. Martins também tem 7 publicações recentes no setor jurídico. Reconhecimentos recentes: Chambers & Partners Brazil: Tax: Rio de Janeiro (2022); The Legal 500: Tributário (2019); Latin Lawyer 250: Tributário (2022); LACCA Approved: Tributário (2018-2023); Análise Advocacia 500: Tributário e no Rio de Janeiro (2021); Internacional Tax Review: Contencioso Tributário (2018-2019); “World Tax” – Tax Controversy como “Highly regarded” (2022).

Suelma Rosa CCA

Suelma Rosa

Suelma Rosa é a responsável por reputação de multi-stakeholders Unilever no Brasil e na América Latina. Também sob sua gestão agendas importantes da companhia, como a de gestão de riscos, e atua como sponsor do Grupo de Afinidade proUd e do Fundo Afrolever no Brasil. Faz parte do Conselho de Sustentabilidade da marca Mãe Terra e é líder de políticas públicas do Movimento Jovens do Brasil, co-criado pela Unilever e outras empresas em 2019 com a missão de aproximar a juventude de boas oportunidades. Durante a sua trajetória sempre estiveram presentes questões como sustentabilidade ambiental, direitos humanos e diversidade e inclusão. Temas estes que moldaram a profissional que tem como propósito conectar e engajar diferentes públicos em prol de causas que transformem positivamente a sociedade. Suelma é percebida pelo mercado como uma especialista em conectar pessoas, agendas e organizações com competência e empatia, além de ser uma profissional que provoca reflexões complexas e profundas sobre temas fundamentais e, muitas vezes, sensíveis.