Alto impacto na soberania da defesa nacional e tecnologia de ponta marcam visita de comitiva da Britcham ao Prosub

Representantes da Câmara Britânica e de empresas com atuação nacional e internacional visitaram o projeto inovador da Marinha do Brasil que prevê a fabricação do primeiro submarino brasileiro convencionalmente armado com propulsão nuclear, com lançamento previsto para 2029

Ativada em 2020, durante a pandemia, a Base de Submarinos da Ilha da Madeira, no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, recebeu no mês de dezembro uma comitiva de associados da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham) para apresentação do Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha do Brasil (Prosub). O encontro proporcionou o entendimento e aprofundamento técnico dos participantes com relação ao maior ativo da Defesa Nacional brasileira, a criação do primeiro submarino convencional de propulsão nuclear do País, além do lançamento de 4 submarinos convencionais.

Com um grupo de 24 representantes de instituições privadas e públicas do setor de energia, motores, defesa, comércio internacional, dentre outros prestadores de serviços, com atuação em solo brasileiro e no exterior, a Britcham teve acesso aos ambientes de inovação e produção dos submarinos, podendo constatar o grande impacto do projeto na defesa da soberania nacional, tanto no mar como no domínio de tecnologias de alta sofisticação, igualando o Brasil a outras tantas potências internacionais.

“O projeto do Prosub vai muito além da construção de submarinos, é um exemplo de como o Brasil pode ser uma referência em competência técnica, aplicação de tecnologias avançadas e desenvolvimento social”, afirmou o presidente da Filial da Britcham no Rio de Janeiro, Nicholas Burridge, um dos representantes da Câmara na ocasião. Além de iniciativas para se tornar uma potência naval, a Marinha do Brasil tem no Prosub um forte incentivo ao parque industrial nacional e ao desenvolvimento econômico do País.

“Creio que a visita ao Prosub foi um marco na Britcham devido ao seu programa cuidadosamente planejado e altamente estruturado que proveu conteúdo estratégico, didático, de alto valor para os muitos associados que puderam estar presentes”, disse o vice-presidente da Britcham Brasil, Fabio Caldas, que também liderou a comitiva. “Também deixo minha admiração pelo trabalho desenvolvido, que muitos brasileiros infelizmente desconhecem”, destacou.

O Prosub contempla, além dos submarinos, sendo o primeiro lançado em 2018, a construção de um complexo de infraestrutura industrial e de apoio à operação dos submarinos. “O brilho nos olhos dos civis e militares envolvidos é realmente contagiante. Parabéns a todos pela dedicação”, celebrou o presidente do Comitê de Óleo & Gás da Britcham, Carlos Peixoto, que coordenou a visita. Em 2020, mais um submarino foi lançado ao mar, o segundo submarino convencional do Programa.

Além do alto conhecimento adquirido com relação ao projeto, os participantes da Britcham destacaram a honrosa recepção da Marinha do Brasil, constatando a abertura da instituição para relacionamentos com empresas britânicas presentes no País e no fomento aos negócios. “A recepção da Marinha foi impecável e a visita organizada pela Britcham ofereceu uma oportunidade única para seus membros conhecerem mais esse projeto tão importante para o Brasil”, salientou Burridge.

“Um agradecimento especial ao Almirante de Esquadra Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar por nos autorizar o acesso, ao Almirante Ximenes e ao Almirante Mario Botelho pela impecável recepção e à Capitã-Tenente Gisele pela excelência na organização e assistência”, saudou Peixoto. “Demonstramos nosso orgulho e gratidão dando testemunho do profissionalismo e patriotismo de todos vocês”, completou.

De acordo com a Marinha, o intensivo uso de tecnologias e instrumentos de infraestrutura inovadores mergulha fundo para alcançar o objetivo maior do Prosub desde 2010 que é a construção do “Álvaro Alberto” (SCPN), o primeiro submarino convencionalmente armado com propulsão nuclear, com previsão de lançamento em 2029.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Britcham