Brasil é hub de oportunidades para migração de pessoas e empresas na América Latina

A migração de pessoas e empresas de outros continentes para a América Latina se concentra no Brasil. O país é porta de entrada para imigrantes e empresários que escolhem iniciar novas experiências e expandir o mercado. Para tratar sobre este tema e a conexão com o Reino Unido, o Comitê de Capital Humano & Educação da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham) convidou especialistas que apresentaram aos associados da instituição um panorama deste cenário global.

Na visão de Julia Guillerme, fundadora da VOA BR, empresa de recolocação liderada por mulheres e com visão de futuro, dedicada a simplificar as transações internacionais, a possibilidade de trabalhar remotamente contribuiu para que muitas pessoas viessem para o Brasil.

“A pandemia gerou um boom no mercado global de trabalho, maior período de chegada de estrangeiros para trabalhar e investir no Brasil. Nos últimos dez anos, apenas no estado de São Paulo, houve um aumento de 40% de mão de obra super qualificada. No país, o aumento foi de 25% de estrangeiros vindo para morar aqui a longo prazo”, diz a executiva.

Francisco Litvay, nômade digital e consultor de internacionalização, destaca que o Brasil sai na frente de países do continente no quesito “atendimento ao cliente”. De acordo com o especialista em negociações internacionais, o serviço oferecido e a alta capacidade de vender fazem do país uma referência no mercado mundial.

“No Brasil, nós temos economia de escala em vários setores, a cultura empresarial e o atendimento ao cliente ganham do que é oferecido em outros países da América Latina. Isso favorece à expansão dentro do mercado latino-americano”, ressalta Litvay.

As oportunidades também são uma realidade no Reino Unido. Apesar do endurecimento na política migratória por conta do crescimento de pedidos de asilos religiosos, humanitários e políticos, os britânicos possuem a quarta maior comunidade brasileira no mundo.

Os trabalhos disponibilizados pela VOA BR e Francisco Litvay contribuem para a facilitação nos processos de logísticas a pessoas e empresas, com atuação na logística criada para empresas e indivíduos, tanto em questões migratórias e de cidadania quanto fiscal e de estruturação de negócios entre Brasil e Reino Unido.

A Britcham realiza eventos para fomentar a relação comercial entre os dois países e disponibiliza uma série de atividades para associados e àqueles que desejam conhecer ou se aprofundar no universo Brasil-Reino Unido. Confira o calendário de eventos.