A transição energética somada às eleições em 40 países, aos fatores internos da política e da economia brasileira e às guerras entre Rússia e Ucrânia, e Israel e Hamas nortearam o encontro promovido pela Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham) para discutir os cenários globais para 2024.
No primeiro painel, mediado por Alan Lutfi, presidente do Comitê de Economia e Finanças, especialistas econômicos apresentaram análises e perspectivas sobre o PIB nacional, inflação e movimentações financeiras que lideram a balança comercial do Brasil, como a exportação de commodities em meio a fatores climáticos extremos e conflitos internacionais armados.
Confira aqui a galeria de fotos do evento
Fernando Honorato, economista-chefe do banco Bradesco, Daniel Celano, CEO da Schroders, e Mario Braga, analista senior de Brasil da Control Risks, discorreram também sobre a importância de se pensar em novas estratégias de mercado em meio ao processo de desglobalização.
O vice-presidente de Economia e Finanças da Britcham, Nilson Exel, conduziu o painel formado por jornalistas gabaritados e premiados, reconhecidos por apresentar fatos e analisar os bastidores da política e da economia nacional e internacional.
Iuri Pitta e Fernando Nakagawa, apresentadores e analistas de política e economia, respectivamente, da CNN Brasil, ao lado de Marcelo Favalli, apresentador e especialista do noticiário internacional, que atua na Jovem Pan, explicaram fatores que impactam direta e indiretamente o Brasil para 2024.
A mudança de comportamento de Javier Milei durante o período das eleições e após ser escolhido presidente da Argentina; o jogo de xadrez entre os poderes Executivo e Legislativo nas sanções presidenciais e derrubadas de vetos por parte do Congresso; a desoneração da folha de pagamentos; a alta de impostos a partir do próximo ano; os efeitos das eleições municipais em tomadas de decisões nacionais; eleições nos Estados Unidos, Índia e Rússia pautaram a discussão.
O evento ocorreu na última quinta-feira (30), no Centro Brasileiro Britânico (CBB), e teve o patrocínio da Rentável Investimentos e o apoio do governo do Reino Unido e da Cultura Inglesa.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Britcham