Britcham pede celeridade a Pacheco sobre acordo para evitar dupla tributação entre Brasil e Reino Unido

Homologação no Congresso é fundamental para impulsionar o crescimento de oportunidades de comércio e investimentos entre os dois países

A presidente da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham), Ana Paula Vitelli, pediu a Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Congresso Nacional, celeridade na homologação do acordo entre os governos brasileiro e britânico para eliminar a dupla tributação do comércio entre os dois países. A solicitação foi feita nesta sexta-feira (21) durante o encontro de autoridades brasileiras e do Reino Unido, e empresários de diversos segmentos, que ocorre em Londres.

A medida, assinada por Brasil e Reino Unido em novembro de 2022, foi classificada pelos britânicos no dia da oficialização do acordo como o “avanço mais significativo nas relações comerciais entre os dois países em muitos anos e representa uma resposta concreta às demandas das empresas”. Porém, para entrar em vigor, depende de aprovação do Poder Legislativo nacional e do Parlamento Britânico.

No Brasil, o documento precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional, processo que pode levar anos. Já no Reino Unido, os procedimentos para ratificar um novo acordo entre países é concluído em questão de meses.

Para Ana Paula Vitelli, presidente da Britcham, o acordo entre Brasil e Reino Unido para a redução de encargos econômicos e administrativos tem “evidente potencial” de crescimento de negócios para empresas brasileiras e britânicas, o que pode ajudar a atrair mais investidores – e refletir no aumento da possibilidade de criação de empregos, por exemplo.

Confira aqui a participação da presidente da Britcham Brasil no Lide Brazil Conference London na íntegra.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Britcham