Câmara Britânica discute tomada de decisões por humanos e Inteligência Artificial

Doutor da Universidade de Leeds detalha cenário e perspectivas

A Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham), com o apoio da Gradeup Education Consultancy, realizou nesta quinta-feira (20) uma discussão sobre a tomada de decisões por humanos e robôs programados com Inteligência Artificial (IA).

A instituição convidou o doutor Sajid Siraj, que trabalha no Centro de Pesquisa de Decisão da Universidade de Leeds, no Reino Unido, para detalhar esta nova forma de atuação entre pessoas e máquinas.

“Humanos tomam decisões melhores quando têm evidências/elementos em mãos. As máquinas precisam de estatísticas. É o que alimenta a Inteligência Artificial e o que faz com que esta tecnologia apresente previsões para futuras possíveis situações. O problema é que só estatísticas não são suficientes quando ocorrem imprevistos. Quem poderia imaginar que haveria a pandemia de Covid-19, por exemplo? Por isso, é fundamental um trabalho em conjunto para o equilíbrio na tomada de decisões”, define Sajid Siraj.

O doutor da Universidade de Leeds explicou a importância do mapeamento de dados em convergência com o uso da intuição baseada em experiências anteriores para aplicar em ações futuras. “Depois que você toma a decisão, você reflete sobre o resultado e o reflexo afeta suas futuras escolhas.”

Sajid Siraj afirma, ainda, que o funcionamento do raciocínio lógico de seres humanos e da Inteligência Artificial são semelhantes: “um dos principais problemas dos robôs é o mesmo da sociedade: se há uma tendência por preferência em algum tema, aquilo vai alimentar cada vez mais o sistema, deixando o lado oposto de fora dos elementos disponíveis para consulta – o que interfere na tomada de decisão”, conclui o professor e pesquisador.

O evento realizado pela Britcham no Centro Brasileiro Britânico é uma ação em conjunto dos Comitês de Capital Humano & Educação e de Tecnologia e em parceria com a Gradeup Education Consultancy, empresa especializada na orientação e preparação de estudantes e profissionais interessados em programas acadêmicos em prestigiadas Universidades no exterior.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Britcham