Chefe do consulado britânico em MG detalha prioridades no estado

Desenvolvimento do setor de mineração, promoção dos Direitos Humanos e relações políticas. Estas são as prioridades da chefe do consulado britânico em Belo Horizonte, Maria Bueno. A representante do governo britânico detalhou os planos do Reino Unido em reunião com associados da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham). O encontro ocorreu nesta sexta-feira (3).

“O estado alcançou a marca de R$1 trilhão no PIB e existe a expectativa de se tornar o segundo mais rico do país. Minas Gerais tem reservas importantes de nióbio e lítio. No norte mineiro, foram descobertas grandes reservas de lítio. Buscamos tecnologias, inovações e iniciativas britânicas que possam ser trazidas para o Brasil para que as empresas consigam atuar no país, compartilhando conhecimento no setor e principalmente sobre minerais críticos”, diz Maria Bueno.

A chefe do consulado britânico em BH ressalta a importância da mineração responsável, com olhar voltado para os Direitos Humanos. De acordo com ela, tragédias recentes precisam estar no radar para que os planejamentos futuros levem cada vez mais em consideração a necessidade de mitigar riscos. Neste sentido, Maria Bueno afirma que o Reino Unido pode contribuir com experiências anteriores.

No que diz respeito às relações políticas, Maria Bueno destaca o peso que Minas Gerais tem nas eleições nacionais. “O estado elegeu diversos presidentes e é um centro importante para a discussão de Direitos Humanos e para a democracia. O pilar político consiste no relacionamento com o governo local e com empresas britânicas, parceiros institucionais e comerciais”, conclui.

O evento foi organizado pela filial da Britcham em Minas Gerais, com a moderação do diretor regional, Thomas Nemes. e Thiago Porto Ribeiro, diretor adjunto. A programação completa da Câmara Britânica está disponível neste link.