Empresas são premiadas pela Britcham por ações ESG

Alinhar e fomentar o crescimento e o fortalecimento da economia com práticas sustentáveis em prol da sociedade, do meio ambiente e de setores da indústria estão entre as prioridades das empresas associadas à Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil e da própria instituição que é o fórum mais relevante nas relações comerciais bilaterais com o Reino Unido.

As companhias que se destacaram por projetos de ESG em 2023 foram reconhecidas e premiadas no “Jantar de Alto Nível – Conexão ESG Brasil-Reino Unido” realizado pela Britcham no Centro Brasileiro Britânico (CBB), com a participação do Comissário de Comércio de Sua Majestade Britânica para a América Latina e Caribe e também Cônsul-Geral Britânico em São Paulo, Jonathan Knott.

Ana Paula Vitelli, presidente da Britcham e anfitriã do evento, parabenizou as empresas que fazem parte da instituição por aliar a elevação do patamar da economia brasileira e a contribuição para reduzir emissões de gases de efeito estufa.

Confira a galeria de fotos do Jantar

“É uma noite de muita celebração e, mais do que isso, é uma noite para solenizarmos conquistas até aqui alcançadas e também para refletirmos sobre o nosso caminho futuro, considerando que o tema-central da noite é a pauta de ESG, englobando ações ambientais, sociais e de governança”, destacou.

O representante da coroa britânica, Jonathan Knott, agradeceu à Britcham pelo que classificou de colaboração intensa na busca por facilitar e contribuir com a prosperidade para os negócios entre Reino Unido e Brasil, e destacou o lançamento da Parceria para o Crescimento Verde e Inclusivo.

“Essa parceria tem cinco pilares: clima, florestas, agricultura sustentável, transição energética e finanças verdes e tudo a ver com a promoção de iniciativas de ESG. As empresas brasileiras e britânicas terão um papel fundamental para tornar realidade esta parceria e promover uma significativa redução de emissão de carbono. Somos o terceiro maior parceiro do Brasil em clima, com mais de £350 milhões em programas internacionais de financiamento climático comprometidos desde 2016. Queremos expandir e fortalecer ainda mais a colaboração com o Brasil como um grande ator no clima e em sustentabilidade”, declarou.

O trabalho da embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq, foi reconhecido pela presidente da Britcham durante a celebração. “A embaixadora tem se mostrado uma grande entusiasta das pautas de atuação da Britcham, sobretudo as climáticas, aliando-se à nossa Câmara para mostrar as diferentes possibilidades de protagonismo mundial nas pautas de ESG, em especial no que tange as agendas de meio ambiente e sustentabilidade, tributárias e regulatórias”, afirmou Ana Paula Vitelli.

Veja a lista completa de empresas que foram premiadas pela Britcham por desenvolver um conjunto de ações ESG ao longo do ano:

AB Brasil

Subsidiária brasileira do grupo internacional “Associated British Foods” e dona de marcas como Ovomaltine, Fleischmann, Twinings, entre outras, sendo a maior fabricante de fermento do país cuja principal matéria prima (o melaço de cana) a partir de 2023 passou a ter seu próprio efluente utilizado para geração de 25% da energia de sua fábrica. Além disso, a empresa também iniciou parceria inédita com a ONG “Amigos do Bem” para distribuição, sem fins lucrativos, das castanhas de caju produzidas pela organização, tornando-as acessíveis a milhares de supermercados e varejistas alimentares. Essa iniciativa tem gerado emprego e renda no sertão nordestino, onde a Amigos do Bem atua no combate à fome e a miséria atendendo 150 mil pessoas mensalmente.

DBA Advocacia

Realiza projetos pró-bono de apoio para constituição da REVOLUSOLAR, associação voltada ao desenvolvimento sustentável de comunidades de baixa renda através da energia solar, educação ambiental e capacitação profissional. O trabalho, reconhecido pela ONU, é responsável pela criação da 1ª Cooperativa de Energia Solar em Favelas do Brasil, no bairro do Leme, Rio de Janeiro e tem capacitado 50 moradores como eletricistas e instaladores solares e mais de 90 crianças e adolescentes nos programas de educação ambiental, sustentabilidade e energias renováveis. O escritório também tem apoiado a ALEGRO, entidade que promove educação musical para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, através da Orquestra Infantil Alegro (OIA) e da Orquestra Jovem Alegro (OJA), orquestras sinfônicas formada por instrutores, maestros profissionais e alunos de escolas públicas. Esse projeto capacitou mais de 800 crianças e jovens.

Haleon

Multinacional britânica de saúde e autocuidado, dona de marcas como Sensodyne, Advil, Centrum e outras, adotou sistema de reuso de efluentes em sua fábrica de Jacarepaguá com água de reuso que é destinada para abastecimento da torre de resfriamento e sistema de refrigeração – o maior consumidor de água da fábrica. A empresa também reduziu a quantidade de papel nas embalagens de Advil na ordem de 5 toneladas de papel por ano, gerando redução na emissão de CO2 equivalentes a 4,6 toneladas. A empresa também desenvolveu o “Programa ACELERA”, que promove o desenvolvimento de pessoas, subsidia graduação, cursos de idiomas e treinamentos estratégicos para funcionários que historicamente têm menos acesso a oportunidades. No programa “Marcas com propósito”, a marca Sensodyne patrocina o futebol feminino brasileiro, além de entregar uma série de atividades para inclusão de mais mulheres no esporte.

TozziniFreire Advogados

Pioneiro em financiamento sustentável, tanto em finanças verdes quanto em finanças de impacto. Na prática de Mudanças Climáticas e Mercado de Carbono, o escritório obteve o selo Carbon Neutral pela compensação das emissões de CO2eq emitidas, por meio da comercialização de créditos de carbono, que serão revertidos em projeto de preservação da Floresta Amazônica. A empresa também é o primeiro escritório de advocacia do Brasil a ter uma área exclusivamente dedicada a orientar clientes corporativos para o respeito a Direitos Humanos, com equipe destinada a essa prática composta por 75% negros, 50% LGBTQIAP+ e 75% mulheres. O escritório também tem o programa transversal (TFInclusão), que abrange cinco temas principais, mas não exclusivos: Gênero (TFPorElas); LGBTI+ (TFAffinity); Pessoas em situação de Refúgio (TFMundi); Raça (TFAfro) e Pessoas com Deficiência (TFSemBarreiras).

Unilever

Multinacional britânica de bens de consumo, dona de marcas como Dove, Omo, Becel, Hellmann’s e muitas outras do nosso cotidiano, realizou a troca de matriz energética na fábrica de detergente em pó em Indaiatuba (SP) e a implantação de biodigestor com capacidade de tratar resíduos orgânicos e transformar em biogás para abastecimento da fábrica de alimentos em Pouso Alegre (MG). Além disso, em 2023, a Kibon anunciou que contará com veículos elétricos de energia 100% limpa para realizar entregas urbanas em todo o país, prevendo a redução de cerca de 30% de suas emissões de CO².

Vast Infraestrutura

Promove o projeto “Aves do Açu”, iniciativa voluntária para a proteção das aves marinhas e costeiras no Açu, assumindo um compromisso com a vida e com a preservação da biodiversidade da região em que atua. A empresa também está empenhada em sua iniciativa “Jornada de Descarbonização Vast”, passando a adotar equipamentos com baixo perfil de emissões de carbono, aplicando descontos tarifários aos clientes utilizando navios mais eficientes; adesão ao GHG Protocol (certificação Selo Ouro); instalação de placas fotovoltaicas para geração de energia renovável, atendendo aprox. 53% da demanda do prédio administrativo, entre outras iniciativas.

Shell Brasil

Tem o projeto “DE&I Ambassador”, que consiste em uma ferramenta de integração e engajamento através da gamificação de iniciativas de diversidade, equidade e inclusão. A ferramenta foi idealizada para incentivar a realização de eventos, momentos de conscientização, engajamento e voluntariado nas Redes. A empresa também tem o projeto “Nácar Digital” que inova na proposta de ser um programa de desenvolvimento que não tem como pré-requisito ensino superior e fluência em inglês, mesmo a Shell sendo uma empresa multinacional, pois a empresa considera que investir em perfis diversos e torná-los qualificados para permanecer na companhia ou ir para o mercado é estar alinhado com o pilar de responsabilidade social, ao impactar positivamente pessoas em situação de vulnerabilidade social. Há também o Projeto “SSE – Shell StartUp Engine” que é um programa global de inovação por meio da aceleração de startups em estágio inicial a médio de maturidade.

AstraZeneca

Desenvolve sua estratégia de sustentabilidade em torno de três pilares: acesso aos cuidados de saúde; proteção ambiental; e Ética & Transparência. Nesse sentido, a empresa tem o projeto PHSSR (Partnership for Healthcare System Sustainability and Resilience) que, juntamente com a London School of Economics (LSE) e o Fórum Econômico Mundial (WEF), tem o compromisso de melhorar a saúde da população e já atraiu a adesão de muitos outros parceiros, estando presente em 30 países. Há também o projeto AZ Forest, que consiste no engajamento da empresa em grandes programas para o combate das mudanças climáticas, visando reduzir coletivamente as emissões na área da saúde, que geram ao redor de 5% das emissões de carbono globalmente.

Contracta Engenharia

Tem diversos projetos e iniciativas no escopo de suas políticas e ações voltadas à pauta ESG, não só no Brasil, mas também em outros países nos quais a empresa atua. Como exemplo na pauta de diversidade e inclusão, há o case da remodelação e modernização do Mercado Central de Kumasi, em Gana, mercado cujo público de comerciantes é composto majoritariamente por mulheres (85%), força vital da comunidade. Em todos os seus projetos, a empresa adota os mais altos padrões de qualidade e responsabilidade para monitoramento, avaliação e gerenciamento ambiental, executa rigorosa gestão de resíduos, controle de erosão e inundações, conservação de recursos naturais, gerenciamento e monitoramento do uso e reuso de água, eficiência energética entre outras iniciativas, que visam contribuir para um mundo mais sustentável.

Machado Meyer Advogados

Possui dois Comitês que têm a missão de tratar os tópicos Social e de Meio Ambiente: o Comitê de Responsabilidade Social e Pro Bono – para questões relacionadas a organizações do terceiro setor via investimento social, atendimento jurídico pro bono e voluntariado; e o Comitê de Diversidade e Inclusão – para questões relativas à equidade de gênero, população LGBTQIA+, étnico-racial, parentalidade e pessoas com deficiência e as respectivas ações em cada um desses pilares. Ambos também têm olhar para a área de Responsabilidade Social. Além disso, o escritório tem grande comprometimento com o pilar de governança, por meio do “TEMM Voz – Transparência e Ética no Machado Meyer”, um canal exclusivo canal administrado por empresa independente e especializada que foi criado para dar voz aos colaboradores do escritório em casos de irregularidades, questões de compliance e demais situações que violem o seu Código de Conduta.

Mattos Filho Advogados,

Tem as seguintes ações como destaques: participação em projetos e compromissos firmados, como a Campanha Our Only Future – Business Ambition for 1.5°C, da ONU | Net Zero Lawyers Alliance; o escritório é o único da América Latina a integrar a aliança internacional “Metas aprovadas pelo SBTi”. No âmbito social, a empresa é pioneiro na atuação pro-bono no país; tem programa de Diversidade, Equidade & Inclusão alicerçado em cinco pilares: equidade de gênero, direitos LGBTQIAPN+, equidade racial, direitos das pessoas com deficiência e liberdade religiosa; possui programa para contratação de jovens talentos e ação afirmativa de contratação de profissionais negros “Soma Talentos”, entre outras ações, inclusive de governança.

bp

Estabeleceu forte presença e atuação com iniciativas voltadas à pauta ESG.

BAT Brasil

Desenvolve diversas iniciativas voltadas à pauta ESG.

Cultura Inglesa

Realiza trabalho em sua filial de Paraisópolis, local em que atende centenas de estudantes com o ensino totalmente gratuito de língua inglesa. Além disso, é parceira da Casa Granja Viana, instituição que acolhe e dá suporte a diversos artistas e cujos quadros estão expostos no Centro Brasileiro Britânico. Também há os projetos que todos os anos a Cultura Inglesa realiza através do Cultura Inglesa Festival.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Britcham