Secretário de Infraestrutura compartilhou detalhes em reunião com Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham)
O governo de Minas Gerais planeja apresentar uma proposta para a criação de uma agência reguladora para o setor de Infraestrutura. De acordo com o secretário Pedro Bruno Barros de Souza, o documento deve ser enviado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais em outubro. A revelação ocorreu nesta terça-feira (1) durante evento realizado pelo comitê de Infraestrutura da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham).
“A agência será multimodal, focada em rodovia, metroferroviária, transporte por balsas e aeroportos. O objetivo é assegurar ao investidor de longo prazo que o contrato será cumprido. Isso vai ajudar a trazer mais segurança, com definições de boas práticas e continuidade de projetos independentemente de troca de gestão política”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais.
O presidente do comitê de Infraestrutura da Britcham, Fabio Câmara, ressaltou a importância da parceria público-privada para o desenvolvimento econômico por meio de criação de empregos no setor de construção de malhas viárias.
O diretor regional da Câmara Britânica em Minas Gerais, Thomas Nemes, afirmou que a região possui diversas oportunidades para investidores e destacou a importância de promover um canal direto entre empresários e gestores públicos.
O estado mineiro possui 20 contratos em execução que somam R$23,4 bilhões em investimentos. Destes, nove são parcerias público-privadas, seis concessões comuns com aporte, quatro concessões em uso e uma concessão com aporte.
“Minas se destaca pela continuidade da agenda. O ciclo de modelagem até chegar ao leilão e transformar o leilão em investimento é um caminho longo. Estamos no início da colheita de resultados. O desafio é ter projetos aderentes a diferentes perfis de investidores”, conclui Pedro Bruno Barros de Souza.
A agenda da Britcham com representantes do poder público faz parte das atividades promovidas para associados à instituição. O calendário completo está disponível aqui.