O estado de Minas Gerais se destaca na economia nacional, com o terceiro maior PIB do país, R$ 1,028 trilhão em preços correntes e oportunidades para diversos setores da indústria. A Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham), em parceria com a Invest BH e a Invest Minas, realizou um evento para discutir o mercado empresarial e a competitividade na capital mineira. O encontro ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte.
Cássio Coutinho Ferreira, diretor da Invest BH, agência de atração de investimentos de Belo Horizonte, listou uma série de fatores que tornam a capital mineira um polo estratégico para os negócios no Brasil.
“Belo Horizonte é a oitava maior metrópole da América Latina e tem o comércio, varejo e serviço como setor prioritário, assim como os turismos de lazer e negócios. Nossa combinação de desenvolvimentos humano e econômico destaca a qualidade de vida e segurança na cidade. Outro ponto importante é a questão da saúde: a capital mineira construirá a ‘cidade da saúde’. Alguns prédios da UFMG localizados na região central serão utilizados em hub de inovação e no hospital de doenças raras. Também temos projetos que impulsionam a tecnologia para o desenvolvimento de soluções para o avanço do Brasil”, disse o executivo.
A política de desenvolvimento em Belo Horizonte por meio da união entre poder público e setor privado conta com a atuação da Invest Minas, agência de promoção de investimentos do governo do estado de Minas Gerais. Gustavo Garcia, diretor financeiro da instituição, afirma que a inteligência de mercado auxilia a mapear quem são os principais fornecedores e clientes nesse ecossistema.
“Outra frente importante é o monitoramento de projetos. Temos informações sobre mercados de energia, ferrovias e rodovias. Temos todos os tipos de dados que as empresas possam precisar. Inclusive, temos a localização de terrenos disponíveis para compra ou cessão feitas pelas próprias prefeituras. O ativo é estratégico para a instalação de grandes indústrias”, afirmou.
O programa de impulsionamento de investimentos em Belo Horizonte prioriza a sustentabilidade econômica. O estado criou, em 2023, o projeto chamado Rota da Descarbonização, que reúne importantes atores da economia mineira para “neutralizar as emissões de gases de efeito estufa, potencializar investimentos e empregos verdes e aumentar a competitividade dos produtos de Minas Gerais no mundo”.
De acordo com Ivan Pinto, gerente de Inteligência de Investimentos e Promoção da Exportação da Invest Minas, o foco principal está em quatro setores da economia: indústria, transporte, agropecuária e energia. “Fazemos o diagnóstico, avaliamos cenários e identificamos oportunidades de interesse. As políticas públicas são fundamentais nesse processo, assim como a comunicação das ações”, ressaltou.
O presidente do TSX Group, Paulo Pinto, destacou a importância da estruturação, do planejamento e da implantação de projetos empresariais estratégicos. “Capacidade para trabalhar a jornada do investidor, mapear desafios e riscos, e promover o território para cadeias industriais produtivas são os pilares para agências de investimentos atenderem a agenda de investimentos. Tudo isso com o uso de parâmetros de inovação”, definiu o CEO.
O evento faz parte de um conjunto de atividades que a Britcham desenvolve ao longo do ano. O calendário completo está disponível aqui: https://britcham.com.br/calendario-de-eventos-britcham-2024/.