O curso de Direito está entre os mais concorridos no Brasil. De acordo com o mais recente relatório do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, as inscrições ficam atrás apenas da faculdade de Medicina.
A alta procura por universidades renomadas em Direito abre espaço para o mercado estrangeiro. No Reino Unido, por exemplo, universidades como a The University of Law (Ulaw) proporcionam preparo para os alunos ingressarem em escritórios de advocacia e empresas multinacionais. O assunto foi tema de discussão no comitê de Capital Humano & Educação da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham).
“O centro de carreiras é extremamente importante para garantir o sucesso dos alunos, porque ele proporciona suporte profissional para impulsionar a carreira dos estudantes. Temos workshops de empregabilidade, palestras de CEOs de diversas áreas que tratam de temas atuais. Os alunos também vão às empresas para poder participar de uma imersão”, diz Flavia Aguiar, diretora associada da Ulaw.
No caso de estudantes que desejam se formar no Reino Unido e voltar para o país de origem, as oportunidades nos mercados locais se tornam mais constantes. Mas é necessário realizar uma adaptação legal para iniciar a atuação.
“Quem se forma em Direito no Reino Unido pode exercer a profissão no Brasil após exercer um trâmite junto ao Ministério da Educação para a validação do diploma. É necessário que sejam feitos dois semestres aqui no país para preencher lacunas causadas por divergências nos códigos civis. Além da validação, é preciso realizar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)”, afirma Gustavo Trione, gerente de Desenvolvimento de Negócios na Ulaw.
O evento faz parte das atividades promovidas pela Britcham para associados e público em geral que tem interesse nas relações comerciais entre Brasil e Reino Unido. O calendário completo está disponível aqui.