Britcham reuniu secretário da prefeitura do Rio de Janeiro e CEO de empresa de investimentos
O desenvolvimento da economia atrelado à sustentabilidade está nos planos de autoridades governamentais e líderes empresariais. A Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham) reuniu em um webinário nesta terça-feira (6) o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação da cidade do Rio de Janeiro, Chicão Bulhões, e o CEO da Invest.Rio, Alexandre Vermeulen.
Ambos apresentaram um panorama da capital fluminense e destacaram o potencial da região para o crescimento da economia verde. Alexandre Vermeulen ressaltou que o Rio de Janeiro tem a segunda maior economia do país e um PIB de 66 bilhões de dólares. “Há setores muito promissores, como de Transportes, Saúde, Tecnologia e Energia”, destaca o executivo.
Alexandre Vermeulen também reforçou a qualidade criativa da cidade que tem mais de mil startups, quatro unicórnios, “é o berço do samba, hub de produção cinematográfica brasileira e sede dos principais eventos de entretenimento no país”.
A economia criativa está no radar do secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação da cidade do Rio, Chico Bulhões, que resume o trabalho da pasta em três pilares: inovação, simplificação e resultados.
“Nossos focos são pessoas qualificadas, empreendedores que têm interesse em fazer negócios e iniciar projetos e oportunidades no Rio de Janeiro”, afirmou o gestor público. Uma das estratégias é tornar a cidade mais atrativa para novos investidores por meio de benefícios – como a redução de impostos para negócios sustentáveis e a simplificação do sistema para formalizar ou abrir empresas.
O secretário lembrou da criação do primeiro distrito de baixa emissão de carbono no país e garante que “empresas que voluntariamente reduzirem a emissão de gás carbono na cidade terão redução de taxas. Acreditamos que não há crescimento econômico sem levar a Sustentabilidade em consideração.”
A evolução energética está entre as prioridades para acelerar o desenvolvimento sustentável no Rio de Janeiro, segundo Chicão Bulhões. “O estado depende muito de petróleo, então, nós precisamos discutir a transição de energia. Nós queremos discutir esta questão com empresas para encontrar as melhores soluções para o Rio de Janeiro.”, concluiu.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Britcham
Com 107 anos de atuação no Brasil, a Britcham é uma associação nacional sem fins lucrativos, cujo objetivo é incrementar as relações de negócios entre Brasil e Reino Unido, promover debates sobre o ambiente de negócios e atuar no desenvolvimento de oportunidades de negócios para as comunidades empresariais britânica e brasileira.